
vocabulário de sucesso
A ideia de desenvolver um vocabulário de sucesso veio da leitura do vocabulário transformacional de Tony Robbins.
A premissa é de que pequenas alterações no nosso vocabulário, ou seja, nas palavras que utilizamos para nos expressar causa mudanças nas emoções que sentimos e que transmitimos.
E, a ideia com o vocabulário de sucesso apresentado aqui, é buscar ampliar nossa capacidade de comunicação para alcançarmos melhore resultados por meio dela.
O que irei trazer aqui não parte de premissas acadêmicas, mas de insights pessoais que podem auxiliar você em alguma conversa. A ideia não é dar um “ctrl c, ctrl v” do vocabulário transformacional de Tony Robbins, e sim trazer visões que tive sobre o tema.
É uma publicação em constante atualização, portanto.
Espero que goste, e qualquer sugestão ou opinião, por favor, entre em contato.
Vocabulário de Sucesso:
Ser e Estar:
Creio que essa tenha sido minha primeira constatação em termos de como a língua e o vocabulário afetam nossa percepção sobre o mundo e sobre nós mesmos, afetando nosso comportamento. O primeiro passo para começar a acreditar no conceito de “vocabulário de sucesso” (porque à primeira vista isso me parecia até meio bobo).
A questão é que “somos” (do verbo ser) poucas coisas, mas dizemos que “somos” para quase tudo. Confundimos estados nos quais nos encontramos com nós mesmos.
E isso é perigoso.
Quando colocamos “eu sou ansioso”, “eu sou assim”, minamos a possibilidade de mudança. Se sou assim, dificilmente vou mudar.
Portanto, é mais sensato migrarmos o “sou” para o “estou”. Assim, entendemos como algo momentâneo, passivo de mudança.
Por exemplo, “eu estou ansioso”. Diferentemente de “sou ansioso”, limitamos esse sentimento a um estado momentâneo.
Influenciar e Inspirar:
Influenciar e inspirar são duas palavras que possuem um resultado muito semelhante, mas que causam sentimentos muito diferentes.
Ambas visam motivar alguém a fazer alguma coisa.
No entanto, “influenciar” ganhou, com o tempo, uma conotação ruim, como se fosse algo negativo. Por outro lado, “inspirar” é uma palavra que atrai ideias muito positivas.
Sendo assim, ao pensarmos em um vocabulário de sucesso, é bom começarmos a substituir o influenciar por inspirar.
Ao invés de influenciarmos pessoas a fazerem alguma coisa, falemos em inspirar pessoas a mudanças positivas.
Cansativo e Produtivo:
Geralmente após passarmos por um dia no qual resolvemos muitos problemas e nos esforçamos muito, dizemos que o dia foi cansativo ou muito cansativo. Afinal, houve um cansaço físico e mental ao longo do dia.
No entanto, ao identificarmos o dia apenas como cansativo, não nos damos o devido crédito. Os problemas resolvidos tinham que ser resolvidos. O que foi feito precisava ser feito.
Portanto, uma nova ótima pode ser adotada, mudar o cansativo pelo produtivo, visto que muito foi realizado.
Eu tive um dia muito produtivo. Pensar e dizer isso te dará um senso de realização muito maior que o cansativo e transmitirá isso às pessoas.
Com o tempo, vamos adicionando novas mudanças aqui! Acompanhe!
Inscrever-se no canal do Matheus Mundim!
[wd_hustle id=”Newslette” type=”embedded”/]
Veja mais publicações com a temática “Desenvolvimento Pessoal”:
Sites de Cursos Gratuitos Para a Quarentena
Dá Pra Viver de Marketing Digital?